A Associação Peço a Palavra é uma associação sem fins lucrativos, que promove a dinamização de uma cidadania activa relativamente aos interesses nacionais, ajudando todos os cidadãos a ter uma maior participação democrática.

Pretendemos contribuir através de todos os meios de intervenção cívica, cultural ou social, para a sensibilização do desenvolvimento pessoal, social e económico das regiões e do país;

Um dos nossos objectivos é divulgar e defender, interna e externamente, junto dos governos, das entidades públicas e privadas e, de uma maneira geral, junto da opinião pública, o interesse do povo português.

Estamos sediados em Lisboa, mas promovemos a criação de uma convergência nacional através da criação de Delegações em todo território nacional. É também nosso objetivo ter vários Núcleos espalhados pelo país e pelo estrangeiro.

Foi a consciência da falta de cidadãos activos e que possam fazer a diferença que uniu os fundadores desta Associação, os quais pugnam pela democracia e apartidarismo, prezando por manter a distância com os interesses dos partidos políticos.

As nossas acções e a contante demonstração de uma atitude que peleja pela justiça social e por uma verdadeira democracia são sinónimos de compreensão e apoio por parte dos cidadãos dos fins a que nos propomos atingir.

Pretendemos ser uma instituição de referência do Portugal democrático.